O que faz um departamento de viagens corporativas?

461

Written by:

Esse é um importante setor da empresa que investe na economia, na segurança e na agilidade de suas viagens. Entre suas principais atribuições estão entre outras atividades:

– Logística de transporte

– Negociação de todo o programa de viagens

– Gestão de ferramentas envolvidas no processo

– Gerenciamento de informações e processos internos

– Gestão de custos, fornecedores e segurança

Existem três itens mais importantes quando se fala em qualidade de gestão de viagens: Segurança, Conforto dos Viajantes e Gerenciamento de Preços

Segurança: Esse elemento é importante por que as empresas devem escolher seus fornecedores e produtos com foco na responsabilidade que possuem sobre as viagens de seus colaboradores e executivos. Um bom seguro de viagens, por exemplo é um ítem indispensável para cobrir alguma eventualidade. Também é importante o investimento em ferramentas tecnológicas de localização global de viajantes.

Conforto: Uma boa poltrona no avião, o melhor roteiro da viagem, otimização do tempo, um hotel confortável que atenda as expectativas, conexão rápida de internet são itens que podem proporcionar uma viagem a negócios mais eficiente. O gestor de viagens deve encontrar formas de aliar as soluções mais práticas com as expectativas dos viajantes para garantir uma viagem bem sucedida.

Preço: Os custos da viagem devem estar em consonância com os outros itens da viagem, principalmente em épocas de crise ou em períodos de redução de custos.

O departamento de gestão de viagens de uma empresa se relaciona, praticamente com todos os setores dessa organização, desde a alta direção, passando pelo setor de recursos humanos, TI e finanças. Os interlocutores mais constantes são os requisitantes ou solicitantes, o controller, o viajante e o gestor. Esse relacionamento diz respeito principalmente à política de viagens da corporação, os custos envolvidos em cada trajeto, a decisão e aprovação das viagens solicitadas e finalmente a satisfação e o feed back do viajante.

Last modified: agosto 31, 2015

Comments are closed.