Dicas de segurança digital para viagens corporativas

506

Written by:

Não importa se a viagem é para a Europa, Ásia ou dentro do seu estado, essas dicas rápidas o ajudarão a manter-se um viajante seguro.

Dinheiro ou cartão de crédito?

É uma pergunta simples com uma resposta complexa. Muitos estabelecimentos pequenos, mesmo em locais turísticos, aceitam apenas dinheiro, então é sempre uma boa ideia viajar com uma quantia razoável em espécie. Caso viaje para fora do País, você pode utilizar aplicativos que realizam a conversão de valores para a moeda local. Se você precisar encontrar um ATM (caixa eletrônico) no exterior, tente um app como o Localizador ATM, disponível para Android e iOS. A maior parte dos especialistas em segurança desaconselha usar o cartão de débito para qualquer coisa além de saques em caixas eletrônicos. Para outras transações, use dinheiro ou cartão de crédito.

Smartphone no exterior

Para a maioria das pessoas, o grande desafio de tecnologia ao viajar para o exterior está em usar celulares e smartphones. Se você pretende ligar para outros países durante a viagem, procure comprar um SIM local quando chegar, assim poderá reduzir o preço nas chamadas dentro do país visitado. Se você puder usar seu próprio aparelho, obtenha previamente com a operadora um plano de dados e ligações internacionais. Desligue o smartphone quando não estiver usando. Desligue também o 3G (ou 4G), os dados do celular e os dados em roaming quando não for usá-los. Outro truque é colocar o aparelho em modo avião, pois ele desabilita automaticamente downloads e atualizações, ou os restringe apenas a áreas com conexão Wi-Fi.

Wi-fi “livre”

Hoje o Wi-Fi é onipresente e, para os viajantes, isso é maravilhoso! Mas é preciso cuidado, pois é nesse tipo de rede aberta que muitos dados são roubados. Seja em um café, restaurante ou mesmo no hotel, pergunte ao staff sobre o nome da rede antes de se conectar. Muitos golpes simplesmente usam a nomenclatura de rede “Wi-Fi gratuito”, e as pessoas inocentemente se conectam.

Outra dica de precaução é evitar a divulgação de qualquer informação importante em pontos de Wi-Fi gratuito. Isso inclui dados bancários, de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Fique atento!

Last modified: novembro 4, 2017

Comments are closed.