Capacitação e formação do gestor de viagens

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O mercado de turismo vem passando por constantes transformações e uma das principais exigências desse setor é formação do gestor de viagens, uma vez que esse profissional está, cada vez mais, ampliando sua área de atuação nas empresas.

Esse personagem que gerencia as viagens corporativas vem assumindo um papel mais estratégico e menos operacional, por isso sua formação deve ser focada nesse tipo de atuação. De acordo com a Alagev, Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas, é muito importante que o gestor de viagens esteja preparado para exercer da melhor forma suas atividades nas corporações. Nesse sentido, existe a necessidade de ferramentas de capacitação para formar colaboradores aptos a executar tarefas operacionais que atendam às exigências do mercado.

O bom gestor de viagens é aquele que conhece e se aprofunda nas questões mais sensíveis deste segmento, principalmente porque essa relação envolve desempenho junto a fornecedores, viajantes, e outros colegas gestores. Um desses desafios mais recorrentes é o acompanhamento, controle e redução de custos. Este profissional precisa sempre ter em mente que precisa realizar muito mais, pagando menos, pois deve, depois de analisar o cenário, decidir de que forma ele vai encontrar as ofertas mais vantajosa, de acordo com o orçamento a presentado pelas empresas clientes.

Outro ponto fundamental é a capacidade de planejar de forma eficiente os detalhes das viagens corporativas sejam elas nacionais ou internacionais. Não se trata apenas de agilizar passagens, hospedagens e transporte. Vai muito além disso. É preciso estudar o destino, as melhores formas de deslocamento, os documentos necessários e garantir a segurança do viajante, analisando todos os riscos possíveis e a melhor alternativa para evitá-los.

A Alagev destaca entre as principais atribuições do gestor de viagens, o seguinte:

  • Negociação com fornecedores;
  • Acompanhamento da agência contratada;
  • Realização de reuniões e encontros com os viajantes;
  • Promoção da segurança do passageiro;
  • Resolução de problemas e crises durante a viagem.
  • Conhecimento da indústria de turismo e de gestão empresarial.

Last modified: Abril 29, 2019

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