Bleisure – os benefícios de acrescentar um pouco de lazer às viagens de negócios

114

Written by:

Pesquisas mostram que praticar o bleisure estimula a criatividade e produtividade da equipe.

Todos nós já sentimos os efeitos positivos de viajar. Conhecer novos lugares e culturas energiza as pessoas e promove novas ideias. E quando unimos o útil, como uma viagem de negócios, ao agradável, experimentando a cultura de locais inesquecíveis?

De acordo com um estudo feito pela University of East London e encomendado pelo aeroporto de Londres, 61% dos entrevistados afirmaram se tornar mais produtivos após viagens que incluem momentos de lazer. Nessa pesquisa, foi citado também o aumento do bem-estar pessoal quando retornam ao trabalho (78%).

As principais atividades planejadas por viajantes que optam pelo bleisure incluem provar a gastronomia local, fazer passeios e conhecer a cultura do destino, além de visitar amigos e familiares.

A seguir, explicamos melhor o conceito de bleisure e como aplicar na política de viagens!

O que é bleisure?

O termo bleisure é a junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer), ou seja, define uma viagem em que você pode unir o trabalho com momentos de diversão. Isso significa que uma viagem corporativa não precisa, necessariamente, ser cansativa e tratar apenas de negócios, também é possível curtir a paisagem, conhecer os atrativos turísticos e fazer network.

Essa tendência de unir os compromissos profissionais com o entretenimento é cada vez mais comum em empresas do exterior, e está chegando com força no Brasil. Nessa categoria de viagem, as organizações permitem que seus colaboradores estendam sua jornada por alguns dias.

O bleisure uma boa oportunidade de conhecer o turismo local, vivenciar a cultura e até criar conexões, sejam de trabalho ou pessoais. Outra característica desse perfil de viagem é a presença de familiares ou amigos no período adicional.

Como aplicar na política de gestão de viagens da sua empresa

Incluir o bleisure em sua política de gestão de viagens pode definir limites e diminuir os riscos associados às viagens de negócios. Não deixe essa etapa de lado, pois sem uma política de bleisure bem definida, sua organização pode se encontrar aberta a impactos negativos reputacionais, financeiros e jurídicos se algo acontecer a um viajante, por exemplo.

Claro que as política de bleisure devem ser feitas de acordo com as possibilidades e necessidades de cada empresa, mas alguns pontos são essenciais:

  • Defina o número de dias que os funcionários podem adicionar a uma viagem;
  • Eleja os locais que estão fora dos limites, principalmente por motivos de segurança;
  • Liste as atividades que não são permitidas nesses dias de lazer;
  • Defina as medidas de segurança que os viajantes devem cumprir, como check-in em plataformas de rastreamento, por exemplo;
  • Deixe claro até que ponto a segurança companheiros de viagem (familiares e amigos que acompanham) estão cobertos pela empresa;
  • Esclareça se o viajante poderá dividir o quarto de hotel (pago pela empresa) com esse acompanhante;

 

A Casablanca Turismo pode ajudar a planejar viagens de bleisure para sua equipe e definir a política de gestão de viagens ideal para sua empresa! Quer saber mais? Ligue para a gente ou fale com nossos agentes.

Last modified: junho 21, 2019

Comments are closed.