Segurança do viajante – As principais diretrizes para viagens da sua empresa

92

Written by:

Viagens corporativas trazem retornos positivos para as empresas, mas cuidar da segurança do colaborador é imprescindível para o sucesso de cada viagem.

Gestores de viagens corporativas sabem da grande responsabilidade que têm ao planejar viagens para sua equipe. Por isso, é muito importante que as empresas tenham um programa de gestão de riscos. Ele trata das preocupações e responsabilidades da companhia com os funcionários em caso de viagens corporativas – principalmente com sua segurança.

Medidas simples, mas importantes, podem garantir que a viagem será um sucesso e o colaborador volte em segurança, com os objetivos cumpridos. Mas essas medidas precisam ser tomadas ainda na fase de planejamento da viagem.

Por isso, daremos algumas dicas para que sua empresa possa garantir a segurança dos colaboradores que suas viagens de negócios. Veja abaixo!

Gestão de riscos

Conflitos políticos, desastres naturais, atos de terrorismo, emergências médicas… As preocupações com a segurança de quem viaja são muitas! Cabe à empresa criar diretrizes claras em sua política de gestão de viagens sobre as medidas de segurança que cada viajante deve tomar, além das que são garantidas pela organização.

Com um planejamento bem feito, resolver questões referentes ao bem-estar e segurança do viajante fica bem mais fácil. Todos precisam saber para quem recorrer em momentos de crise, quais informações passar e como agir nessas situações. 

Os três pontos que toda gestão de riscos deve ter são informar, educar e monitorar. Esses são os principais meios de minimizar os riscos: 

  • Informar a cada colaborador das diretrizes de segurança da empresa e dos riscos que ele pode encontrar seu destino, fazendo com que compreenda os pontos principais de segurança que deve obedecer. 
  • Educar com treinamentos os viajantes que podem ser expostos a diferentes riscos. Assim, ele prepara para qualquer imprevisto e pode até evitar atitudes que o coloque mais perto desses riscos.
  • O monitoramento é basicamente sempre estar informado de onde o viajante está. Assim, caso ele tenha qualquer problema, a empresa será capaz de ajudar e/ou resolver sua situação. Mas isso só é possível com sistemas de gestão de viagens com monitoramento, onde todas as demandas de segurança ficam em um único programa. 

Atente-se também ao seguro-viagem do viajante e escolha a opção que traz os melhores benefícios e que abranja diversas possibilidades de risco. Uma cobertura para situações mais extremas faz toda a diferença!

Outro ponto importante é garantir, antes de fechar qualquer viagem, um sistema de suporte local, com empresas que possam dar assistência ao viajante onde ele está, da forma mais rápida possível. Além disso tudo, cheque diariamente as notícias para alertar os viajantes ou sua agência de viagens sobre fatores de risco.

Cuidados dos viajantes

Como indicamos anteriormente, os viajantes também devem preparar para lidar com imprevistos. Alertá-los para possíveis riscos é essencial antes de liberar qualquer viagem de negócios. Treinamentos para que os funcionários evitem se expor a situações de risco fazem toda diferença. Confira algumas das principais dicas que podem ser passadas:

  • Não se expor com jóias e objetos de valor;
  • Evitar manter uma rotina, para se tornar menos previsível a pessoas mal intencionadas;
  • Manter sempre a comunicação com a empresa e familiares;
  • Manter os documentos junto ao corpo, em um porta dólar, por exemplo, para que em caso de assalto, os documentos não sejam levados;
  • Não despachar eletrônicos, evitando que esses aparelhos sejam extraviados e que se percam informações importantes contidas neles;
  • Diminua a atenção adotando o estilo dos habitantes locais e misturando-se entre eles;
  • Faça cópias do passaporte, cartão de convênio médico, cartões de crédito e itinerário de viagem e envie para o seu e-mail para que você possa acessá-la de qualquer lugar com internet;

 

A Casablanca Turismo auxilia sua empresa a criar planos de gestão de crise, personalizados para cada perfil de viagens e viajantes! Quer saber mais? Ligue para a gente ou fale com nossos agentes.

Last modified: junho 25, 2019

Comments are closed.