III Roadshow de Inovação em Viagens

100

Written by:

Com o intuito de fomentar inovações no setor de viagens corporativas no Nordeste, a Casablanca Turismo promoveu em Recife e em Fortaleza, um roadshow que teve como principal objetivo debater sobre novas formas de planejamento de orçamento em viagens corporativas para 2020.

Na última quarta-feira, 07/08, o Radisson Hotel de Recife recebeu gestores de viagens das principais empresas pernambucanas. Já na quinta-feira, 08/08, o evento chegou a Fortaleza, recebendo gestores cearenses no Hotel Gran Marquise. 

Rodadas de negócios abriram o evento nos dois dias, com grandes fornecedores nacionais, como Gol, LATAM, Bradesco e Argo. Logo após esse momento, foi a vez de Fernão Loureiro,  eleito em 2017 um dos 75 profissionais de turismo mais influentes do Brasil pelo Panrotas, compartilhar seus conhecimentos com os convidados. Veja a seguir um pouco mais do que aconteceu nos dois dias de Roadshow!

Oportunidades de negócios

A rodada de negócios apresentou produtos que auxiliam o dia a dia de equipes de gestão de viagens, facilitam processos e otimizam budgets. Participaram também, os hotéis que receberam os convidados de cada dia de Roadshow. Os gestores de viagem pernambucanos conheceram as vantagens de trabalhar com o Radisson Hotel em seus eventos e viagens corporativas, enquanto os gestores cearenses foram apresentados aos diferenciais do Hotel Gran Marquise.

A Gol apresentou seu programa VoeBiz, que consiste em um pagamento online exclusivo para passagens aéreas, que garante pontos e descontos para empresas de pequenos e médio porte. Já a Air-France/KLM estava com exclusividade em Fortaleza mostrando suas facilidade soluções especiais para gestores de viagens corporativas.

No segmento de seguros de viagens a GTA mostrou seu plano corporativo anual para viagens de até 90 dias ou 120 dias. Enquanto a Affinity Seguros também apresentou seu plano anual corporativo multi-viagens para estadias de até 30 dias. Esse tipo de serviço é ideal para executivos que viajam com frequência, pois em vez de pagar seu seguro a cada viagem, paga-se apenas um valor menor que cobre seus deslocamentos.

A Argo Solutions expôs seu aplicativo de gestão de compras e gastos de viagens corporativas, onde as equipes contam com uma automatização na hora de buscar passagens que atendam às regras da política de gestão de viagens de cada empresa. Nesse app também é possível cadastrar os diversos gastos que ocorrem durante as viagens, ajudando na prestação de contas e no controle de cada gestor com sua equipe.

Outra empresa que mostrou suas vantagens aos gestores convidados foi a Bradesco Cartões. Foram apresentadas soluções virtuais gratuitas para pagamentos de passagens aéreas e hospedagens, que projetam prazos de até 42 dias para pagamento, seguros gratuitos e tudo isso em uma única fatura mensal. Esse tipo de facilidade auxilia no controle de budget da equipe de viagens.

Orçamento de viagens corporativas para 2020

O desafio que o palestrante Fernão Loureiro apresentou para os gestores de viagens pernambucanos e cearenses foi: como planejar um orçamento anual, quando a economia está tão incerta. Afinal, especialistas têm “previsões” muito diversas para o que pode acontecer com a indústria brasileira, mas todos continuam precisando planejar seus gastos e apresentar estimativas orçamentárias.

Para driblar essas dificuldades para construir e gerir seu budget, é possível contar com algumas ferramentas que funcionam em qualquer cenário econômico:

  • Sistema de ERP (Contabilidade)
  • Relatórios de Cartão de Crédito
  • Relatórios TMC
  • Seu conhecimento de Mercado
  • Insights da sua TMC e do GVNE

Além disso, entender como é formado o custo dos principais serviços utilizados em uma viagem faz toda diferença na hora de negociá-los. Entenda como é a distribuição de gastos para a construção do valor final de uma passagem aérea, uma diária de hospedagem e do aluguel de carro ou transporte público. Assim, os gestores poderão elevar a conversa na hora da negociação e entender qual é a melhor forma de cortar gastos. É também de extrema importância valorizar a fidelidade e manter um bom relacionamento com os principais fornecedores da sua instituição, independente do tamanho dela, assim a possibilidades de negociações aumentam consideravelmente.

Outras despesas auxiliares que podem ser controladas e auxiliar na gestão de budget é o limite de diária de telefonia por noite, de transporte terrestre por dia e de alimentação por noite e por cidade. Deixe suas equipes a par de cada valor definido, evitando, assim, possíveis excessos.

Falando em equipes, outra dica de Fernão é que os gestores dos centros de custo das empresas também auxiliem a cotação e administração desses gastos. Com o apoio da sua TMC, é possível delegar essas responsabilidades e promover a cooperação para manter esses gastos dentro do esperado.

Também foi apresentado o conceito de Orçamento Base Zero (OBZ). Criado pelos fundadores da Ambev, ele consiste em estimar linha a linha os custos de uma área, evitando o famoso “Orçamento 2019 + 10%”. Como é aplicável em todas os departamentos de uma empresa, ele pode resolver muitos gargalos que dificultam a criação de budget anual. Reveja custo por custo e repense necessidades prévias que no momento atual da empresa podem se mostrar dispensáveis, por exemplo.

Ao final da manhã, foi feita uma atividade para facilitar o entendimento dos conceitos apresentados: Se você fizesse sua lista de presentes corporativos de Natal, como seria? Por que você vai presentear cada pessoa? Qual é o limite de gasto por pessoa? Você consegue comprar quando (para pagar menos)? Aplicar esses conceitos até na sua gestão de budget facilita a definição de gastos necessários e pode garantir um planejamento certeiro e satisfatório para todos os envolvidos.

 

Inovar na criação e gestão de budget para 2020 é o grande desafio atual. Para auxiliar nesse planejamento, procure a gente! Teremos a maior disponibilidade em atendê-lo para gerenciar e simplificar da melhor maneira o orçamento de viagens de negócios da sua empresa.

Conte com especialistas da Casablanca Turismo para realizar todas as atividades necessárias que competem à sua viagem corporativa. Ligue para a gente ou fale com nossos agentes.

Last modified: agosto 9, 2019

Comments are closed.