O que levar em uma viagem de negócios

183

Written by:

Seja você um viajante frequente ou ocasional, ter à mão uma lista do que levar em uma viagem de negócios é essencial para economizar tempo e reduzir estresses que podem ser evitados com um pouco de planejamento.

Se o seu trabalho é do tipo que exige que você viaje bastante, é provável que você já tenha passado por (e solucionado) alguns perrengues longe de casa. E, seja sincero: sempre tem um problema ou outro que só surgiu porque faltou algum item na hora de arrumar a mala, não é? 

 

Com o tempo, a prática e as experiências (boas e ruins) acabam ensinando muita coisa aos colaboradores, e esses contratempos tornam-se cada vez mais raros.

 

Despachar bagagem? Sim, por favor.

O primeiro fato a ser levado em consideração antes mesmo de começar a arrumar a mala é a possibilidade de despachar bagagem. É fato que, atualmente, as companhias cobram por esse serviço, o que faz com que muitos passageiros prefiram aproveitar ao máximo o espaço da bagagem de mão. Por conta disso, a área destinada às bolsas, mochilas e pequenas malas fica bem disputado na hora do embarque. Para um viajante corporativo, isso pode representar um estresse desnecessário que pode ser evitado de forma simples: com o despacho da bagagem. 

 

Além de ganhar tempo ao embarcar, a opção por despachar a mala no check-in oferece outra vantagem. Como o volume da bagagem despachada é maior, o colaborador poderá carregar mais itens consigo, estando preparado para uma maior diversidade de situações.

Vai levar o básico? Então vista o básico.

Cores básicas

Não importa se você usa calças ou saias quando vai a uma reunião com um cliente, fornecedor ou parceiro, a dica é evitar carregar peças (e peso) desnecessárias. 

 

Sapatos

Dê preferência a sapatos e cintos de cores básicas, que possam ser utilizados com várias combinações diferentes. Assim, você elimina a necessidade de pôr diferentes pares na mala. Selecione um estilo e altura do salto que combinem com as roupas que escolheu. E tenha em mente que, se for caminhar bastante durante sua viagem de negócios, é melhor privilegiar o conforto em vez do estilo.

 

Acessórios

Quando tiver decidido os tons das peças que levará para a viagem, será mais fácil pensar nos acessórios que não podem ficar de fora. Geralmente, brincos, anéis, colares e pulseiras não ocupam muito espaço na mala, então não precisa se preocupar se esses itens vão caber ou não. A dica é pôr os acessórios em uma bolsinha exclusiva, para evitar que eles se percam no meio das outras coisas na mala.

Blazer e casaco

Prefira blazers e casacos de cores básicas sólidas, correspondentes ao esquema de cores escolhido para os sapatos e cintos.

 

Camisas 

Para as camisas, a dica é a mesma: tons sólidos e prints que combinam com o esquema de cores escolhido.

 

Meias e roupas de baixo

Sugerimos levar o suficiente para cada dia de sua viagem, e acrescentar dois pares extras de cada. Como o próprio nome diz, imprevistos fogem do que foi planejado. Nunca se sabe quando precisaremos ficar uns dias a mais ou quando teremos que trocar uma peça durante o dia.

 

Higiene pessoal

Xampu, condicionador, creme dental e escova de dentes, desodorante, perfume, barbeador e maquiagem… A lista é extensa, mas, com o tempo, fica fácil lembrar de tudo que deve estar na nécessaire. Para quem vai viajar de avião e prefere não despachar a mala, é melhor atentar-se às restrições: líquidos e géis devem estar em garrafinhas de até 100ml e embalados em saquinhos plásticos transparentes.

 

Uma dica: ponha essas embalagens em um bolso externo de fácil acesso na mala, pois você precisará removê-las durante os procedimentos de segurança.

 

Documentos e recibos

Facilite sua vida. Guarde todos os comprovantes de voos, hotéis, aluguel de carro e afins em uma pasta separada. Caso você seja do tipo que prefere guardar os arquivos digitais, salve os sites nos favoritos e marque com estrelinhas as confirmações por e-mail, para encontrar facilmente depois.

 

Cuidado para não desconectar

O cabo do celular é um item que poucas pessoas esquecem, mas é sempre bom lembrar da importância de termos um carregador portátil e um veicular quando estamos viajando e vamos passar muito tempo longe de uma tomada.

 

Cartões de visita

Confira seu estoque de de cartões de visita antes de embarcar em uma viagem de negócios. É provável que eles sejam requisitados.

 

Você é um viajante experiente e gostou das nossas dicas? Entre em contato com a nossa equipe comercial e torne suas viagens corporativas ainda mais tranquilas e seguras. 

Last modified: outubro 24, 2019

Comments are closed.