Por que investir em uma viagem de incentivo

31

Written by:

Todo mundo precisa de uma pausa de vez em quando, de um momento para fugir da rotina e repor as energias. E isso tudo combina com uma boa viagem. Não é à toa que a viagem de incentivo está ganhando espaço dentro das empresas, como forma de reconhecer o trabalho de colaboradores que se destacam.

Seja qual for o destino, embarcar em uma nova aventura é sempre uma experiência e tanto. E a viagem se torna ainda mais valiosa quando é fruto de um trabalho bem feito, como uma recompensa. É por isso que, cada vez mais, as empresas investem em viagens de incentivo para premiar os destaques do ano.

Além de uma ótima estratégia de retenção de funcionários, oferecer uma viagem como prêmio tem inúmeras outras vantagens. Afinal de contas, uma experiência verdadeira é muito, mas muito mais marcante que uma simples bonificação.

É claro que ganhar um televisor, smartphone ou computador novo é ótimo. Mas será que a alegria de receber esses bens materiais se compara à emoção de conhecer pessoalmente um lugar novo, diferente de tudo que vemos no dia a dia? E o melhor: sem nenhuma preocupação, ao lado de companhias agradáveis e com tudo pago.

O negócio é se divertir

Antes de mais nada, é preciso deixar uma coisa bem clara: viagem de incentivo não é viagem de negócio. Viagens corporativas são necessárias e envolvem tarefas que apenas um colaborador in loco pode executar. Uma viagem de incentivo é um prêmio e, como tal, deve ser encarado com a leveza de um momento de lazer e descontração, sem a pressão de um trabalho a ser realizado. Viagens de incentivo servem para premiar os colaboradores, mostrando-lhes que a empresa reconhece e valoriza seu trabalho. 

Incentivo é investimento

De acordo com um estudo de 2018, realizado em mais de 80 países pela Incentive Research Foundation, órgão norte-americano que pesquisa a lucratividade de campanhas de incentivo em empresas, oferecer viagens como bonificação pode triplicar a receita, em relação a empresas que não oferecem esse tipo de incentivo.

Ou seja: o que para o colaborador é um grande benefício, para a empresa trata-se de um investimento bastante vantajoso.

Por que uma viagem

Os porquês de promover uma campanha de incentivo são diversos. Mas por que oferecer uma viagem como premiação?

  • Ajuda reter os melhores talentos.
  • Integra equipes e traz mais resultados.
  • Enfatiza a sensação de pertencimento.
  • Desenvolve competências.
  • Aumenta o grau de satisfação interna.
  • Faz do colaborador um grande divulgador da empresa.

Mais que uma viagem, ofereça oportunidades

Do ponto de vista dos colaboradores, a viagem em si não é o único atrativo. Uma campanha de incentivo oferece aos funcionários a chance de se destacar – e essa visibilidade é muito positiva, pois fomenta uma ambição saudável dentro da empresa, como a busca por uma promoção, por exemplo.

Fornecedores também entram na brincadeira

Os colaboradores não são os únicos com quem a empresa pode estreitar relações ao oferecer uma viagem como premiação. Ao longo do ano, certamente algumas viagens corporativas foram feitas e os fornecedores contactados podem estar envolvidos na entrega do prêmio. Além de facilitar os trâmites, é bem provável que o vencedor ou equipe vencedora já esteja acostumado com as práticas do fornecedor em questão. É como diz o ditado: todo mundo está em casa.

Além disso, os fornecedores também podem ajudar durante o planejamento da premiação, ao sugerir destinos, roteiros e programas na cidade escolhida. Assim, a experiência fica ainda mais completa e todo mundo sai ganhando.

Em primeiro lugar, planejamento

Antes de apresentar uma campanha de incentivo às equipes, é de extrema importância analisar todos os cenários para garantir que a empresa tem, de fato, como oferecer esse benefício. Se for realmente viável, excelente! A empresa certamente irá dispor de colaboradores motivados e engajados.

Está interessado em oferecer uma viagem como premiação da campanha de incentivo na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe comercial. Vamos adorar ajudar você a promover essa experiência inesquecível para seus colaboradores.

Last modified: novembro 7, 2019

Comments are closed.