Planejamento orçamentário de viagens 2020

463

Written by:

O mundo muda muito rápido. A cada ano, surgem novas ideias, plataformas e serviços que transformam a maneira como os negócios são feitos, e fica difícil prever o que está por vir – principalmente na hora de fazer o planejamento orçamentário do ano seguinte. Confira algumas dicas para a sua empresa economizar recursos e otimizar processos em 2020.

Planejar as ações de um ano inteiro não é tarefa simples. Em tempos de revoluções tecnológicas, a dinâmica das relações B2B altera-se a cada instante. E a busca por uma maior lucratividade nos processos torna-se um fator decisivo para o sucesso dos empreendimentos.

A verdade é que o mundo gira mais rápido que a capacidade de previsão dos especialistas. Porém, com a experiência de mais de 30 anos de mercado da Casablanca Turismo, é possível fornecer aos gestores algumas dicas para planejar o orçamento com viagens corporativas em 2020. Confira as dicas de Fernão Loureiro.

FONTES DE CONSULTA PARA CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE UM BUDGET

  • Sistema de ERP (Contabilidade)
  • Relatórios de Cartão de Crédito
  • Relatórios TMC iGestor 2.0
  • Conhecimento de mercado

Plataformas de gestão financeira são essenciais para o sucesso da sua empresa. E a Casablanca Turismo disponibiliza o iGestor 2.0, uma ferramenta completa de gestão de viagens corporativas, que fornece todas as informações necessárias para garantir a segurança do colaborador e a otimização de recursos da empresa.

DIRETÓRIO DE HOTÉIS

É mais fácil economizar quando podemos escolher dentre várias opções. Com a hospedagem não é diferente. Com um catálogo de hotéis, o gestor pode analisar a oferta de fornecedores antes de tomar sua decisão.

DÊ VISIBILIDADE AOS GESTORES DE CENTROS DE CUSTO

O empresário ou responsável pelo setor de viagens de uma empresa não pode abraçar o mundo sozinho. São muitas as variáveis envolvidas, o que pode confundir um pouco quem não está acostumado com os processos.

Em empresas de médio e grande porte, viagens corporativas acontecem com frequência, e isso pesa bastante no orçamento, além de ocupar um tempo considerável para gerir todas essas atividades. Por isso, é tão importante contar com a Casablanca Turismo: você dispõe de todo o know-how de uma empresa líder de segmento, e pode dedicar seu tempo para gerenciar outros projetos.

ESTABELEÇA UM TETO PARA AS DESPESAS AUXILIARES

  • Limite de diária de telefonia por noite
  • Limite de diária de transporte terrestre por dia
  • Limite de diária de alimentação por noite e por cidade

Viajar não é apenas pegar um avião, escolher um hotel e talvez alugar um carro. Na hora de planejar a viagem de um colaborador, o gestor deve levar em consideração inúmeros outros fatores. Por isso, é tão importante que esteja claro entre gestor e colaborador quais custos são de responsabilidade da empresa e o que é por conta do funcionário. 

EXPERIMENTE O OBZ – ORÇAMENTO DE BASE ZERO

O Orçamento de Base Zero é um conceito criado pelos fundadores da Ambev, que consiste em estimar linha a linha os custos de de um setor, ao contrário da antiga estratégia de usar o orçamento do ano vigente + 10%.

Tem que ser feito na ponta do lápis, anotando todas as viagens já previstas para o ano seguinte, de forma bem detalhada, procurando oportunidades de reduzir custos e otimizar os processos. Planejar viagens com antecedência é o mesmo que fazer uma lista de compras ou de presentes, por exemplo. Quanto mais cedo você preparar tudo, mais chances terá de economizar.

GASTE MENOS E INVISTA MELHOR

Para as empresas, viagem é investimento. E esse assunto deve ser tratado com muita cautela. Para antecipar compras e contatos com fornecedores, algumas questões podem ser suscitadas:

  • Quem vai viajar no ano seguinte? 

Elabore uma lista e a acompanhe de perto durante todo o ano.

  • Por que essas pessoas irão viajar?
  • Quais serão os limites de gastos por pessoa? 

(Aéreo, hospedagem, alimentação, telefonia)

  • É possível comprar com antecedência?

FAÇA BOM USO DO EXCEDENTE

Ao pôr essas dicas em prática, certamente o gestor irá chegar ao fim do ano a agradável notícia de que dispõe de um excedente orçamentário. Isso é uma excelente oportunidade para investir em melhorias na própria empresa, o que resultará em em um ambiente de trabalho ainda mais saudável, onde todos saem ganhando.

Quer saber mais sobre o planejamento orçamentário de viagens para a sua empresa? Entre em contato com a Casablanca Turismo e aproveite tudo que 2020 tem para oferecer.

Last modified: dezembro 5, 2019

Comments are closed.