COMO LIDERAR EMPRESAS NA CRISE DO COVID-19

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A crise causada pela COVID-19 está afetando indivíduos, organizações e comunidades. Os doentes precisam de cuidados, as famílias merecem conforto, e quem está bem precisa seguir apesar do medo. Ou teremos consequências socialmente e economicamente drásticas. Desde que os governos do Ceará, Pernambuco e São Paulo solicitaram o isolamento social, a casablanca Turismo vem trabalhando via home office.

Estamos devidamente atualizados e preparados para atender aos nossos clientes. Nossa empresa tem como objetivo passar por essa crise da maneira mais ética e pensando no mais adequado para nossos clientes e funcionários.

A arte da liderança eficiente em meio a uma crise se concentra em três áreas:

Capacidade adaptativa. Empresas devem executar uma série de ações conforme os acontecimentos e o contexto operacional de cada acontecimento mudam. Durante a turbulência de uma crise, um compromisso inabalável com os valores essenciais da organização cria uma noção de segurança que facilita uma atitude mais fluida em relação à estratégia e táticas.

 

Resiliência. Embora muitos fiquem na defensiva durante uma crise, existe a oportunidade de inspirar as pessoas também. A adversidade de uma situação urge sua equipe a agia da melhor forma que poderia. Pense em como todos podem e devem sair desse momento inoportuno, mais fortes, mais engajados e mais capazes do que eram antes. Criar condições como essas exige que os líderes acalmem e encorajem todos na empresa, assegurando que “unidos venceremos” e os apoie tanto no trabalho quanto em casa.

 

 

Confiança. A confiança está no alicerce da liderança colaborativa. Como podemos merecer a confiança de nossos investidores nesse momento de dificuldade? Confiança é algo construído através de diálogos e ações.

 

5 sugestões de como superar uma crise como a da COVID-19:

  1. Respeite a crise, mas foque no negócio. Mais do que nunca foque na empresa, busque identificar oportunidades e melhorias, cuidar de seus funcionários também é manter o crescimento do seu negócio. 
  2. Toda crise traz oportunidades. Encontre-as. Independente da sua área, sua empresa pode gerar oportunidades durante uma crise. Sabendo disso, seu objetivo é descobri-las. Para isso você vai precisar de criatividade, inteligência e mente aberta.
  3. Respeite a demanda. Não antecipe a oferta. Uma dúvida comum em tempos de crises é o como fica o estoque da empresa.  Neste caso, analise como anda seu estoque atual antes de tomar qualquer decisão.  
  4. Adapte-se. Adapte-se. E adapte-se de novo. Um bom sobrevivente é aquele que consegue se adaptar a qualquer circunstância. 
  5. Permita-se retroceder. Se durante uma crise o negócio não anda tão bem quanto o planejado, tudo bem.      Faz parte. O cenário é simples: superar ou retroceder. Sua demanda pode encolher, mas depois com esforço voltará a aumentar novamente.

 

APRENDIZADOS

Com o tempo, poderemos enfrentar uma pandemia com um nível de letalidade bem mais alto que a Covid-19. As lições que pudermos aprender agora e as práticas que pudermos implementar com certeza tornarão nossas empresas mais preparadas para turbulências futuras, além de mais saudáveis hoje.

A Casablanca Turismo preza por líderes justos, para que juntos possamos enfrentar qualquer crise, seja ela voltada a qualquer área, saúde, econômica e social. Uma empresa com bons supervisores é uma empresa com uma boa equipe. Somos essa empresa. 

Last modified: Março 31, 2020

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